sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Cantos da Tradição Hermética

A Tradição Hermética não cessa de cantar seus cânticos. Apesar de cantar em alto e bom som, milhões possuem os ouvidos lacrados para este canto permanente de paz, amor, felicidade e vida justa. O som que este corpo espiritual entoa permanentemente nasce nas regiões espirituais e se propaga em ondas que não são perceptíveis à eletricidade psíquica e mental. Este som não está disponível aos que possuem em si fontes criadoras geradas pelos desejos, invejas, medos, julgamentos, egoísmo e sentimento de grandeza e poder. Não, estes não ouvirão este canto que é a expressão máxima do amor, da paz e da eterna felicidade.

Diz a tradição hermética que a adoração é reveladora. Que a adoração revela mistérios. E mistérios só se revelam àqueles que não estão sujeitos a construções e modelos criados pela eletricidade mental e psíquica. Os mistérios que a adoração revela são individuais e não podem ser transmitidos de pessoa a pessoa. Não existe linguagem para tal. Deus não é ouvido pelos sentidos. É a alma que o ouve e passa a saber. Isto é Gnose. Não existirá adoração real enquanto houver uma chispa sequer de sentimento de grandeza. Só os humildes e simples adoram. A adoração só nasce no pequeno grande homem. Pequeno e adorador. Um homem assim não dá qualquer valor à imagem ou importância que a eletricidade mental faz dele. É filho de Deus e não filho do Homem. Repete sempre com a certeza do que está dizendo: “Pai nosso que estás nos céus…”

Diz também a tradição hermética que é preciso prestar muita atenção no Mandamento honra teu pai e tua mãe. Diz: “Por que honrar pai e mãe é o espírito e a alma da tradição, da continuação construtiva do passado no presente, do verdadeiro progresso através das idades, do caminho da vida da humanidade para a verdade”. É preciso dizer mais? A essência da tradição e sua longevidade devem-se ao respeito que a mesma possui a este mandamento. “Honra teu pai e tua mãe”. É preciso apenas que cada um amplie o espectro do que isso significa. Com certeza significa muito. É o segredo, também, da longevidade individual. Vejamos o que está escrito: “Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que Javé, teu Deus, te dá” (Ex 20,12).

E tenha certeza de uma coisa: Respeitar a escolha de Deus sobre teu nascimento é melhor que deixar que a eletricidade mental faça sua própria escolha.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Iniciações: Segredos, Arcanos e Mistérios


O Hermetista sabe bem a diferença entre estas três palavras que formam o ternário mágico da revelação e da iluminação. Aí reside, também, a caminhada para a iniciação verdadeira. O mistério que torna o verdadeiro iniciado incapaz de se tornar iniciador, também está aí.

Existem “iniciações” e INICIAÇÃO. O singular é proposital para indicar que a iniciação verdadeira se dá apenas uma vez e possui o valor e a duração da eternidade. Apesar de acontecer durante a vida de uma personalidade, pertence à alma e, como conseqüência se incorporará, de forma completa e total, a todas as personalidades que subseqüentemente sejam vivenciadas pela mesma. Ela é mistério vivenciado e nada possui com arcanos ou segredos. É individual, intransferível e incomunicável. Compõe a base do espiritualismo real, ou melhor, da salvação. Hermetista não é aquele que esconde o que sabe, mas aquele que, mesmo que desejasse, seria incapaz de transmitir os mistérios que vivenciou e vivencia. O Hermetista Cristão sabe que a verdadeira iniciação é da mesma natureza da que aconteceu no Caminho de Damasco. O assim iniciado é nova criatura. O homem velho ficou definitivamente para trás. Não há mais espaço para práticas antigas.



Não estamos aqui negando as iniciações pessoais realizadas por iniciadores humanos que conhecem segredos contidos no extraordinário acervo de formulários mágicos existentes e que decidem, ou não, revelá-los. Estes segredos revelados viabilizam o conhecimento de planos naturais e supranaturais ou sutis. Isto, entretanto, estará sempre no campo do mundo manifestado, mesmo que sutilizado e além da percepção pelos sentidos. Não importa a base doutrinária e filosófica que compõem estas iniciações. Elas existem e são reais. Estarão, entretanto, condicionadas à sabedoria do iniciador e à avaliação do mesmo sobre as condições pessoais de receptividade daquele que pretende ser “iniciado”. É segredo e quem o possui pode ou não revelá-lo. Os segredos e iniciações assim recebidas pertencem à personalidade e com ela desaparecem.


Os arcanos constroem a ponte entre o segredo e o mistério. É por estas pontes que almas ansiosas por participarem do extraordinário drama cósmico que é a vida humana – em todos os sentidos – podem ter acesso a iniciações que são ministradas no alto e por iniciadores do alto.


È preciso não esquecer: Palavras revelam segredos, símbolos e parábolas revelam arcanos e Deus revela mistérios.