sexta-feira, 11 de maio de 2012

O Último Profeta


                    Entre o Velho e o Novo Testamento (Velha e Nova Aliança) clarifica-se a forma diferenciada de como Deus se comunica com os homens. No Velho Testamento através dos Profetas. No Novo Testamento Deus fala diretamente e incessantemente, sem intermediários, aos homens. “Quem tem ouvidos, ouça”.

                   Não basta apenas desejar ouvir. É preciso querer e se preparar para ouvir. Para escutar a Deus, é necessário parar de ouvir as vozes que, incessantemente, nos chegam do mundo e nos prepararmos para estabelecer em nós a “zona do silêncio” sem a qual não podemos ouvir a voz que não cansa de nos falar.

                   O Deus Vivo esteve encarnado no meio de nós e continua conosco. Hoje, ao contrário do que acontecia nos tempos do Velho Testamento, não temos conosco apenas o Deus Criador. Além do Criador estão conosco o Redentor e o Santificador.  Pai, Filho e Espírito Santo. Até o final dos tempos.

                   João Batista foi o último profeta. Um grande profeta com missão especial. Foi ele quem “preparou os caminhos do Senhor e endireitou suas veredas”.  Foi muitas vezes confundido com o próprio Salvador. Sobre aquele que viria após dizia “não seria digno de amarrar as sandálias”. A grandeza espiritual de João Batista foi atestada pelo próprio Salvador. Sobre ele Jesus disse: “nenhum homem nascido de mulher foi maior que João Batista”.  João, na história do mundo, foi quem realizou o ato de transição da penitência para a comunhão, da lei (ou karma) para a graça e o perdão. Ele teve a missão de transmitir “o fruto de um mundo que estava acabando a um mundo que estava começando”.

                   Neste mundo novo o Deus vivo está permanentemente presente. Em sua essência virginal, é um mundo onde o sofrimento não deveria estar presente. Infelizmente a grande maioria da humanidade fez a opção pelo mergulho no mundo da eletricidade psíquica e mental. O preço desta opção é, infelizmente, o sofrimento próprio e do próximo.  É mais fácil – será? – seguir o “canto das sereias” que procurar o pensamento profundo ou a meditação, o sentimento profundo ou a contemplação e a vontade primeira, que tem sua fonte no Deus vivo e está infinitamente acima dos desejos e das invejas.

                   Procure primeiro o Reino de Deus “e tudo mais te será acrescentado”. Os que participam, ou buscam resolutamente participar, das fontes autênticas da vida profunda do pensamento, do sentimento e da vontade são os que podem, e são chamados, a participar do verdadeiro renascimento espiritual do mundo ocidental.

                   Foi com a visão voltada para este necessário renascimento que o último profeta – tenham certeza desta afirmação – veio ao mundo. 

quarta-feira, 9 de maio de 2012

A escolha é sua.


Teus pecados te são perdoados.

Esta frase, repetidas dezenas de milhares de vezes nos confessionários escapa à compreensão dos que enxergam a justiça divina sendo praticada de acordo com a Lei do Karma.

Considerando esta lei, como alguém, e com que autoridade, pode perdoar pecados? O karma exige a quitação de débitos e créditos antes que o ser possa, enfim, mergulhar substantivamente no absoluto. Eu e tu somos um, apregoam os monistas. Karma e Reencarnação são irremediavelmente inseparáveis. A ação no tempo gera dívidas e créditos. O tempo de uma vida é curto para saldar dívidas e receber créditos. São necessários, então, mergulhos sucessivos no mundo da manifestação. É preciso estar, de forma alternada, no tempo e fora do tempo para quitar nossas dívidas e adquirir plena consciência do Deus que achamos que somos. Assim pensam os monistas substanciais.

No Éden a serpente não nos enganou. Nós, talvez sem prestar a devida atenção às palavras da mesma, resolvemos nos enganar. A serpente disse para a humanidade representada por Adão e Eva que ao comermos do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal seriamos como deuses. Em nenhum momento disse que seriamos deuses – apesar de muita gente ainda acreditar nisso. O enrolamento, infelizmente, continua. Infeliz mente! É realmente triste vislumbrar as “verdades” colocadas hoje na mente como se eternas fossem. Assim procede a infeliz mente. O tempo constrói, o tempo destrói. É assim para os que vivem segundo a lei ou, se preferir, segundo o Karma.  

Nada de novo debaixo do céu. O que foi é e o que é um dia será. Vaidades das vaidades, tudo é vaidade – diz o Eclesiastes.

Somos deuses ou filhos de Deus? Vivemos segundo a lei ou segundo a graça? Segundo a mente ou segundo o coração? Segundo as promessas de Deus ou da serpente? Segundo este mundo ou segundo o mundo de Deus? Quem ensina quem? O que significa realmente a palavra evolução? Somos criacionistas ou evolucionistas? Criacionismo e evolutismo são necessáriamente excludentes?  

Poderíamos continuar fazendo perguntas indefinidamente diferençando a energia que se projeta da POMBA, e a que se projeta da SERPENTE e que gera o enrolamento humano. O fato é que, na dependência de nossas escolhas, podemos iniciar uma caminhada que pode nos levar à proximidade ou ao distanciamento do que, com certeza, estamos buscando: DEUS

A POMBA nos diz que nada podemos, nada somos, tudo depende de Deus e que o perdão é possível. “Hoje mesmo estarás comigo no paraíso” disse Cristo ao ladrão perdoando todos os seus pecados.

A SERPENTE diz que tudo podemos, que nosso destino depende de nós, que evoluir é o único e verdadeiro caminho e que teremos que quitar todas as nossas dívidas.

Neste momento os argumentos precisam cessar. Cabe a você escolher que caminho tomar.