A Tradição Hermética não cessa de cantar seus cânticos. Apesar de cantar em alto e bom som, milhões possuem os ouvidos lacrados para este canto permanente de paz, amor, felicidade e vida justa. O som que este corpo espiritual entoa permanentemente nasce nas regiões espirituais e se propaga em ondas que não são perceptíveis à eletricidade psíquica e mental. Este som não está disponível aos que possuem em si fontes criadoras geradas pelos desejos, invejas, medos, julgamentos, egoísmo e sentimento de grandeza e poder. Não, estes não ouvirão este canto que é a expressão máxima do amor, da paz e da eterna felicidade.
Diz a tradição hermética que a adoração é reveladora. Que a adoração revela mistérios. E mistérios só se revelam àqueles que não estão sujeitos a construções e modelos criados pela eletricidade mental e psíquica. Os mistérios que a adoração revela são individuais e não podem ser transmitidos de pessoa a pessoa. Não existe linguagem para tal. Deus não é ouvido pelos sentidos. É a alma que o ouve e passa a saber. Isto é Gnose. Não existirá adoração real enquanto houver uma chispa sequer de sentimento de grandeza. Só os humildes e simples adoram. A adoração só nasce no pequeno grande homem. Pequeno e adorador. Um homem assim não dá qualquer valor à imagem ou importância que a eletricidade mental faz dele. É filho de Deus e não filho do Homem. Repete sempre com a certeza do que está dizendo: “Pai nosso que estás nos céus…”
Diz também a tradição hermética que é preciso prestar muita atenção no Mandamento honra teu pai e tua mãe. Diz: “Por que honrar pai e mãe é o espírito e a alma da tradição, da continuação construtiva do passado no presente, do verdadeiro progresso através das idades, do caminho da vida da humanidade para a verdade”. É preciso dizer mais? A essência da tradição e sua longevidade devem-se ao respeito que a mesma possui a este mandamento. “Honra teu pai e tua mãe”. É preciso apenas que cada um amplie o espectro do que isso significa. Com certeza significa muito. É o segredo, também, da longevidade individual. Vejamos o que está escrito: “Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que Javé, teu Deus, te dá” (Ex 20,12).
E tenha certeza de uma coisa: Respeitar a escolha de Deus sobre teu nascimento é melhor que deixar que a eletricidade mental faça sua própria escolha.