segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Iniciações: Segredos, Arcanos e Mistérios


O Hermetista sabe bem a diferença entre estas três palavras que formam o ternário mágico da revelação e da iluminação. Aí reside, também, a caminhada para a iniciação verdadeira. O mistério que torna o verdadeiro iniciado incapaz de se tornar iniciador, também está aí.

Existem “iniciações” e INICIAÇÃO. O singular é proposital para indicar que a iniciação verdadeira se dá apenas uma vez e possui o valor e a duração da eternidade. Apesar de acontecer durante a vida de uma personalidade, pertence à alma e, como conseqüência se incorporará, de forma completa e total, a todas as personalidades que subseqüentemente sejam vivenciadas pela mesma. Ela é mistério vivenciado e nada possui com arcanos ou segredos. É individual, intransferível e incomunicável. Compõe a base do espiritualismo real, ou melhor, da salvação. Hermetista não é aquele que esconde o que sabe, mas aquele que, mesmo que desejasse, seria incapaz de transmitir os mistérios que vivenciou e vivencia. O Hermetista Cristão sabe que a verdadeira iniciação é da mesma natureza da que aconteceu no Caminho de Damasco. O assim iniciado é nova criatura. O homem velho ficou definitivamente para trás. Não há mais espaço para práticas antigas.



Não estamos aqui negando as iniciações pessoais realizadas por iniciadores humanos que conhecem segredos contidos no extraordinário acervo de formulários mágicos existentes e que decidem, ou não, revelá-los. Estes segredos revelados viabilizam o conhecimento de planos naturais e supranaturais ou sutis. Isto, entretanto, estará sempre no campo do mundo manifestado, mesmo que sutilizado e além da percepção pelos sentidos. Não importa a base doutrinária e filosófica que compõem estas iniciações. Elas existem e são reais. Estarão, entretanto, condicionadas à sabedoria do iniciador e à avaliação do mesmo sobre as condições pessoais de receptividade daquele que pretende ser “iniciado”. É segredo e quem o possui pode ou não revelá-lo. Os segredos e iniciações assim recebidas pertencem à personalidade e com ela desaparecem.


Os arcanos constroem a ponte entre o segredo e o mistério. É por estas pontes que almas ansiosas por participarem do extraordinário drama cósmico que é a vida humana – em todos os sentidos – podem ter acesso a iniciações que são ministradas no alto e por iniciadores do alto.


È preciso não esquecer: Palavras revelam segredos, símbolos e parábolas revelam arcanos e Deus revela mistérios.