quinta-feira, 12 de abril de 2007

As portas do caos pessoal

Já te imaginastes em profundo silêncio? Já sentistes o céu estrelado sobre ti derramando sua infinita paz e harmonia? Já sentistes o estado de tranqüilidade perfeita e completa? Se respondestes que não, precisas evitar passar pelas portas do caos pessoal.

Elas são cinco: desejo, preocupações, imaginação, memória e pensamento discursivo. Agindo individualmente ou em conjunto elas trazem uma série de estados negativos à alma, transformam a mente e as emoções em um mar agitado e tornam impossível o reflexo do “céu estrelado” que existe sobre ti.  Não poderás ouvir a voz que nunca se cala, as mensagens que ela tem para ti, as orientações reais para tua vida e estarás com os ouvidos fechados para a voz que só é ouvida quando a alma cria a “zona do silêncio”.

O “nascer de novo” significa deixar pra trás o homem velho. O homem novo não pode ficar se cobrando pelo que o homem velho realizou ou deixou de realizar. Quem nasce de novo é criança. Lembra-te disso e deixarás a memória para trás.

O desejo é uma fonte que nunca seca. Imediatamente concretizado traz a sede mais fortemente. Aumenta as paixões do ter e do ser e nunca se esgota. É talvez a porta mais ampla para a ausência de realidade. É uma corrida sem fim para longe de si.

Ocupar-se previamente das coisas – preocupação – tira o foco da realidade, cria lutas irreais e conflitos desnecessários. Só agrada a mente que além de comandar a vida e as emoções passa uma falsa impressão de poder ver o futuro. Coisa que ela jamais será capaz de fazer. E você fica andando pra lá e pra cá sem conseguir certeza de nada. A dúvida é arma da mente. Entrega tua vida e a dos teus a Deus sem dúvida e saberás o sentido da palavra fé. Descansarás, também, em paz das armadilhas de tua mente.

Pensamento discursivo é mar revolto. Entrega algo para tua mente examinar e verás o que é navegar em mar turbulento. Dirás o que não existe e ouvirás o que não existe. Deixarás feliz apenas tua mente. Sobrará para ti apenas seu falso reflexo quando te deparares com a realidade.

A imaginação ativa é pura projeção mental. A imaginação passiva é realidade celestial. Aí reside a diferença entre o que queres, ou não, ver e o que precisas ver.

Estas portas são irreais. Conduzem a resultados irreais e só te afastam da paz, da harmonia e, quem sabe, da proteção celestial. Esquece um pouco de correr atrás de ti e talvez percebas que faz muito tempo que corres sem um destino real.