quarta-feira, 19 de maio de 2010

As tentações

É um combate a vida do homem sobre a terra – Jó(7,1). Os antigos também dizem que não se pode viver no mundo sem trabalhos e tentações. Não importa o nome que tenham as forças que procuram nos enredar cada vez mais às cadeias do mundo. A verdade é que são poderosas, sabem exatamente onde atuar em nós e plantam armadilhas todos os dias. Muitas delas revestidas de enorme sutileza.

O homem que busca Deus com determinação é constantemente tentado. Mas, se tiver fé forte, muita humildade para reconhecer suas fraquezas e confiança na providência divina irá vencê-las uma a uma.

No começo elas se dão por breves pensamentos, em seguida vem o deleite e, por fim, o movimento. Este é o mecanismo da tentação. É como regar uma planta adormecida. E estas plantas, muitas vezes árvores, estão dentro de nós. É preciso que não estejamos dispostos a deixar que o regador passe da soleira da porta de nosso pomar. Apenas as plantas boas, que nos edificam e honram nossa existência devem ser regadas. Estas nunca serão regadas por forças estranhas à felicidade do ser. Apenas nós temos a responsabilidade de cuidar do que a nós serve em nosso pomar. É preciso nunca esquecer que jardineiro e pomar são a um só.

Não basta fazer a poda – o que muitas vezes fazemos com nossos esforços de caminhar na justiça e na paz. É preciso arrancar as raízes. Será que conseguiremos arrancar as raízes de algumas plantas que não mais queremos em nosso viver? Muitas delas só a graça de Deus consegue arrancar e, definitivamente, nos livrar de vê-las brotar e crescer em nossa alma. Depois de muito lutar a alma descobre que luta com algo maior que ela e que precisa de Deus para se livrar do que a faz sofrer. A consciência do justo sofre muito quando uma árvore que ele não mais quer em seu pomar, muitas vezes podadas pelo esforço pessoal sem o auxílio de Deus, é regada pelas tentações e produz frutos negativos à alma. Procura primeiro o Reino de Deus e tudo mais te será acrescentado - diz o Evangelho.

Não adianta tentar fugir das tentações. Os antigos dizem “que não existe Ordem tão santa nem lugar tão retirado, em que não haja tentações”. Orai e vigiai - diz Jesus. Procure evitar que “o ladrão que entra no redil para saquear” passe da soleira da porta. Verá que seu pomar começará a produzir bons e saborosos frutos. Perceberá, também, que o mal não entra com seu regador onde não existem plantas más a serem regadas.