domingo, 9 de maio de 2010

Vinde e Vede


          Rabi onde moras? Perguntaram os discípulos de João a Jesus. A resposta resume a essência da vida cristã. Vinde e vede – João(1,38). Buscar Jesus significa caminhar, e caminhar firmemente em direção a Deus sem qualquer orientação dada pela mente. É preciso seguir sempre em frente esquecendo-se dos apelos do vede e vinde do mundo. Não existe outra maneira de se encontrar Deus. O texto é conclusivo. É a orientação definitiva para uma caminhada indefectível – Vinde e Vede.
          As caminhadas que se dão pelo vede e vinde, ao contrário das que tem por base a fé, se iniciam por meio da excitação mental. Algo desperta o desejo, a mente fica excitada e começa a caminhar na direção indicada pelo mundo. Vede esta praia é linda vinde visita-la, vede ali tem um mestre infalível ide vos aconselhar com ele, vede aqui tem um grande curador vinde vos curar. É pelo vede e vinde que o mundo enreda as almas. Já, considerando-se o vinde e vede, a mente é e sempre será completamente cega. A caminhada na fé prescinde inteiramente da mente. Nesta, os passos firmes e a direção definitiva são dados pela alma. Sem o sim e o não da mente nos unimos como irmãos, e iguais, em Cristo independente de cultura, saber ou condição social. É nesta caminhada que nasce o verdadeiro justo. Ela, também, sintetiza a tradição unindo no saber gnóstico que se projeta do fundo da alma presente, passado e futuro. Enfim, é a caminhada da paz e na paz. A caminhada das ovelhas.
          Não é a toa que o diálogo acima citado encontra-se no primeiro capítulo do Evangelho de João. Este capítulo está repleto de ensinamentos sobre a postura que precisa ser adotada pelos cristãos para, verdadeiramente e com segurança, iniciar a caminhada. Necessita ser muito meditado, pois esconde, e ao mesmo tempo revela, a direção e as condições pessoais que precisam ser adotadas por um cristão para o início da verdadeira caminhada.
          Fato é que vida cristã exige prática. Quanto mais oramos, trabalhamos pelo próximo e vigilantes somos, mais nos aproximamos de um dos maiores mistérios cristão: o despertar da fé.
          Muita gente confunde crença com fé. A mente diz: eu creio. A alma diz: Deus me deu a fé.
          Somos peregrinos em busca de nosso verdadeiro lar. Precisamos encontrar Deus verdadeiramente para termos vida. Vida em abundância. Apesar de darmos muito valor a esta pretensa “vida”, estamos, na verdade, mortos. Colossenses (3,3) nos afirma isso quando diz: “Porque vós estais mortos, e doravante vossa vida está escondida com Cristo em Deus”. Para encontrarmos nossa vida precisamos, necessariamente, encontrar o Cristo. E, para isso, a única opção que temos é ir e ver como nos ensina Jesus.
          Para ir e ver é preciso, segundo Colossenses (3,1), “…buscar as coisas do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus e pensar nas coisas lá de cima, não nas da terra”. Neste texto, parte reproduzida abaixo, ainda lemos sobre algumas coisas que precisamos abandonar embaixo para nos encontrarmos com as coisas do alto.
          “Por isso, fazei morrer tudo o que há de terreno dentro de vós: a imoralidade, a impureza, a paixão, os maus desejos e a cobiça. Abandonai tudo isto: cólera, exaltação, malícia, blasfêmia, palavras indecentes em vossos lábios; não faleis mentiras uns aos outros, pois fostes despojados da criatura que éreis antes, e de suas obras, e vos revestistes de uma nova criatura, que por um pleno conhecimento se renova segundo a imagem de seu criador” – Colossenses (3,5).
          “Vinde e vede”. – João(1,38). Não te parece uma indicação de que é preciso caminhar para compreender ao invés de compreender para caminhar?