terça-feira, 25 de maio de 2010

O Catolicismo na Itália

Pesquisa realizada na Itália traz dados importantes sobre o catolicismo naquele país. 87,8% dos italianos declaram-se católicos. Entretanto, apenas 36,8% afirmam ser praticantes. A pesquisa mostra, também, que 68,5% são a favor do divórcio e 77,8% não concordam com a proibição da comunhão para divorciados e para os que constituíram nova família.

No caso da posição relativa ao aborto os dados são muito significativos: 83,2% são a favor em caso de perigo de morte para a mãe e 72,9% são a favor em caso de anomalia grave e má formação do feto. Mostra ainda a pesquisa que 65,1% mostram-se favoráveis em caso de violência sexual, mas apenas 18,6% declaram-se a favor quando apenas o desejo de não ter filhos move a ação abortiva.

Uma maioria significativa - 76,2% - diz ser a oração que os leva à Igreja. Menos de 17% dizem ir à Igreja seguindo uma tradição familiar. Muitos declararam a necessidade de ir à Igreja buscar força para enfrentar os momentos difíceis da vida.

Com relação aos sacramentos a grande maioria declarou o batismo seguido do casamento e da confirmação – nesta ordem – como os mais importantes. A confissão foi citada como de importância menor.

A maioria simples diz acreditar em milagres. O restante prefere não acreditar dizendo que são eventos naturais para os quais a ciência ainda não encontrou explicação.

Mais de 30% declararam ir à missa todos os Domingos.